Edição Atual

v. 1 n. 4 (2018): IV Seminário de Comunicação e Territorialidades

O IV Seminário em Comunicação e Territorialidades: “Comunicação contra a desigualdade” propõe realizar um debate sobre o papel da comunicação na superação das desigualdades sociais, econômicas, raciais, de gênero em um momento de mutações no sistema midiático.

Os modos de produção se alteram com o ingresso de novos atores comunicacionais, em confronto com processos fundados nos paradigmas de um renovado capitalismo. As mutações dos processos de mediação redesenham os territórios comunicacionais e de representação, reproduzindo e consolidando desigualdades clássicas e criando novas formas de segregação, como as bolhas, que transformam os modos de produção do debate e das decisões políticas.

As territorialidades abarcam dinâmica que implicam as relações sociais, políticas, econômicas e culturais e que trazem em seu cerne a questão das formas de organização da vida em comum, atravessadas pelo poder, pelo controle, pelas ritualizações, pela linguagem e a técnica. A comunicação e suas mídias tornaram-se maquinarias necessárias para o ser/estar neste mundo ampliado da contemporaneidade.

Nas suas diversas escalas espaciais, as mídias se justapõem e sobrepõem formando elas mesmas uma territorialidade que incide fortemente sobre outras e sobre o cotidiano. Em um momento em que predomina uma matriz informacional de natureza digital, os mecanismos territoriais podem se desprender das formas consideradas mais rígidas, pesadas e estáticas. Essa dinâmica lança questões sobre a experiência territorial em um espaço ampliado pelos meios digitais, o que abre novas possibilidades de produção da vida social, política ou cultural.

Fundados nessa nova dinâmica da comunicação, esses movimentos por um lado, protagonizam e reverberam ondas de conservadorismo que assolam o mundo ocidental. Por outro, trazem à cena todas as contradições, conflitos e exclusões que haviam sido suplantadas pelos discursos da identidade brasileira, e que sublimava desigualdades e opressões motivadas pela cor, etnia, gênero, geração, orientação sexual entre outras.

 

O IV Seminário em Comunicação e Territorialidades: “Comunicação contra a desigualdade

Data: 17 a 19 de outubro de 2018

Local: Centro de Artes - UFES - Campus Goiabeiras

Publicado: 2019-10-09

Artigos

Ver Todas as Edições